A união que suspende a instabilidade da mente
Olá Hits!
Aposto que você leu o título deste texto e o que te veio à mente foi: alguém sentado de olhos fechados, fazendo “Ooommm” e meditando. Acertei? Hehe ;)
Bom, essa é uma das partes do Yôga, muito além de técnicas corporais e meditação, essa prática tem como maior propósito trazer o entendimento do ser humano consigo mesmo e com o mundo, expandindo sua consciência. Na verdade, as explicações sobre Yôga são indiferentes, já que é somente na prática que o Yôga se dá.
“ Ué HIT! Não entendi!”
O Yôga é uma filosofia prática em suas origens de fundamentação matriarcal, sensorial e desrepressora que conduz à expansão da consciência!
Então é somente através da prática que você vai compreender o Yôga. Mas trago aqui algumas informações que vão te ajudar a conhecer essa prática que vai transformar a sua vida:
A palavra “ Yôga” em sânscrito significa união. Há mais de 5000 anos nasceu o Yôga mais antigo (pré-clássico) com os Drávidas - povos pacíficos, matriarcais e desrepressores que praticavam esta filosofia- e seu mentor é Shiva (um arquétipo para aquele que deve ter sido o primeiro a praticar tais técnicas, e depois passá-las adiante).
Segundo Patânjáli, o codificador do Yôga Clássico: “ O Yôga é a supressão das instabilidades da consciência.” Ou seja, é através dessa união que você consegue suspender a instabilidade dos seus pensamentos, entra em estado de meditação e compreende melhor quem você é!
Trabalhando no corpo físico e energético, o Yôga (mais antigo e autêntico) é dividido em 8 partes (ou “angas” em sânscrito):
Mudrá: gesto reflexológico que canaliza o fluxo energético - funciona como uma chave que te conecta ao campo de consciência do yôga.
Pujá: retribuição ética de energia e conexão do praticante com o arquétipo de sua linhagem - honra e reconhecimento dos professores e preceptores do yôga.
Mantra: vocalização de sons com potencial vibratório de produzir efeitos em um ou mais planos do Universo, dentro e fora do ser humano - desbloqueio dos canais de energia através da vibração.
Pránáyáma: captação e expansão de bioenergia através da respiração - oxigenação do corpo físico e equilíbrio nos corpos energéticos.
Kriyá: atividade de limpeza dos órgãos internos.
Ásana: técnica orgânica, complementada por uma atitude interior, mentalização específica e ritmo - as posturas que vão além de apenas trabalhar o corpo físico.
Yôganidrá: descontração muscular progressiva e consciente - a integração da prática.
Samyama: técnica tripla que consiste: concentração, meditação e hiperconsciência - o objetivo da prática é este.
“Nossa HIT, que incrível! Mas e os tipos de Yôga que só tem algumas partes? Qual é o certo?”
Não existe certo nem errado, existe a vertente que você se conecta mais. Por ser uma filosofia muito antiga, diversas linhagens existiram e foram criadas. Como o Yôga atua de forma holística, onde cada parte tem sua importância e unidas formam a filosofia, eu trouxe a informação mais antiga que se tem registro na história para você compreender melhor. Independente da vertente, o propósito continua o mesmo: expansão da consciência e autoconhecimento! Trazendo diversos benefícios secundários para você:
Saúde física
Saúde mental
Limpezas
Sutilização energética
Conexão com você mesmo
Equilíbrio
Alívio de stress
A prática do Yôga é para todos e pode ser feita individualmente, em grupo, online ou presencial, e quantas vezes por semana você desejar!
Aqui na nossa plataforma temos mais conteúdos e professores que podem te ajudar a praticar e compreender essa filosofia incrível! Todos são certificados, conscientes e validados pela nossa equipe.
É só você escolher o profissional que mais se conectar e praticar :)
Que estejamos todos unidos trazendo consciência e integração para vencer desafios e viver o presente!
Namastê,
HIT
Comments