top of page
  • Foto do escritorHIT

Acupuntura

Saúde holística a uma picadinha de você! (ou várias, hehe 😅)

Olá Hits!


Aposto que você pensou “Espetar agulhas em mim? De jeito nenhum!”. Acertei? Hehehe! 😉


Se eu errei, que bom! Você já sabe sobre os benefícios dessa técnica! Se eu acertei, respira fundo e vem comigo que eu garanto que você vai curtir essas agulhinhas mágicas:


A acupuntura é uma técnica milenar que integra a medicina tradicional chinesa, trabalhando de forma sistêmica, liberando o fluxo de energia e consequentemente equilibrando o corpo de forma holística - corpo, mente, alma.


“Mas HIT, o que as agulhas têm a ver com medicina chinesa?” 😩

Continua comigo que vai fazer sentido: Qi ou Ki: Energia Vital - como no Reiki (leia o texto “Reiki” nos conteúdos de terapias para saber mais).


Meridianos ou Canais: Caminhos ao longo do seu corpo por onde a energia percorre e se conecta a um determinado grupo de órgãos - cada um tem sua função e grupo de sistemas.


Agulhas: Ativadores dos pontos sistêmicos (que ficam espalhados pelo corpo e interferem de forma geral nos órgãos) que precisam ser trabalhados.

Agora imagine que os seus canais são como estradas congestionadas e o Qi é você no trânsito tentando chegar em casa, ficando com stress, ansiedade, contração corporal e desconfortos! 🤯 E aí, a agulha -que é o guarda de trânsito- ativa pontos da estrada com organização para liberar o congestionamento e permitir que os carros andem em fluxo normal, te levando pra casa pra descansar, trazendo alívio e alegria! A acupuntura trabalha com base na Teoria dos Cinco Movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Cada um deles está relacionado a aspectos da natureza e do corpo humano que traz o equilíbrio dos meridianos e do corpo como um todo. E cada canal energético também se relaciona a um desconforto, dor ou desequilíbrio.


Quando a agulha é colocada na sua pele no ponto meridional necessário, o terapeuta efetua algumas manipulações com a agulha para que você sinta a energia vital - o Qi - chegando. Quando isso acontecer, você vai sentir um peso na região estimulada, formigamento, leve inchaço, calor ou fisgadas e isso é muito bom! Significa que a acupuntura está fazendo efeito! 😏

Caso você não tenha nenhuma sensação e até mesmo uma resistência onde sua pele "empurra" a agulha para fora, pode significar que os seus canais e órgãos relacionados estão com alguma deficiência e consequentemente com insuficiência de Qi. Nesse caso, o terapeuta pode usar algumas manobras na agulha para "chamar o Qi", realizar a moxa (aquecimento leve no local da agulha) ou trabalhar com outras técnicas que vão ajudar a liberar esse fluxo.


“HIT, então significa que dói?” 😱


Não! Isso não significa que você tenha que sentir DOR e sim um ESTÍMULO da região. Se você sentir dor, fale com o acupunturista para que ele mude a forma de aplicação.

A acupuntura também pode ser explicada de duas formas:


Oriental: origem na medicina tradicional chinesa, trabalha no equilíbrio e facilitação do fluxo de energia vital (Qi).


Ocidental: origem científica, realiza um estímulo sensorial que vai do sistema nervoso até o cérebro ativando pontos e incentivando o corpo a produzir o próprio remédio.


> Em ambas, o propósito é o mesmo: liberar o fluxo energético no seu corpo. ✌🏽✌🏻


A acupuntura tem muitos benefícios: liberação de stress, ansiedade, insônia, dores no corpo de forma geral, depressão, tristezas, angústias e até mesmo na gestação, indução de parto e em bebês. Sendo uma medicina tradicional chinesa, é necessário que o acupunturista seja formado, tenha conhecimento e prática para saber os pontos, meridianos, sistemas e formas exatas de trazer os benefícios e equilíbrios.


Aqui na nossa plataforma temos vários profissionais cadastrados que podem te atender com a Acupuntura! Todos são certificados, de mão firme e validados pela nossa equipe.

Se conecte com o profissional que quiser e experimente essa terapia transformadora! 💚

Uma picadinha de amor,


HIT


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page