top of page
  • Foto do escritorHIT

Dicas e hábitos para ter mais Saúde Mental

Inspirações do HIT para uma jornada mais saudável e humana!

Olá Hits!

Você sabia que a saúde mental é o que te possibilita ter qualidade de vida?


“Mas HIT, qualidade de vida não é ter um padrão alto de vida? ”

Na verdade não! A qualidade de vida é um método que mensura as condições de vida através de um conjunto de pilares que contribuem para o seu bem estar físico e espiritual. Ter qualidade de vida é estar em harmonia e equilíbrio nos seus pilares:



• Espiritual

• Físico

• Psicológico

• Emocional

• Relacionamentos sociais

• Saúde

• Educação

• Independência

• Ambiente

E a saúde mental é o equilíbrio na forma como você lida com todos esses pilares e com a sua vida de forma individual e também coletiva. Prosperar a saúde mental é um processo contínuo onde você se aprimora diariamente para evoluir mais. E, surpresa! Ele não acaba nunca hehehe! ;)

“Ué, como assim HIT? Eu nunca vou ter saúde mental então?”

Claro que vai! Mas o primeiro passo para ter a saúde mental é entender que ela é um processo de vida, com movimentos, altos e baixos, não tem um ponto final. E isso é incrível, porque a cada dia você pode se aprimorar e descobrir mais sobre o que te faz bem!

Trouxe algumas dicas práticas e novos hábitos para você manifestar mais saúde mental:

Entenda o que é criar um hábito

Criar um hábito é um processo de implementar um novo padrão que pede dedicação, disciplina, constância e paciência. Não mudamos nossos comportamentos do dia pra noite. Para criar um novo hábito você precisa descobrir o prazer que existe nele, é isso o que vai te motivar e te manter em foco. No começo vai incomodar, porque você está se movimentando pra sair da zona de conforto, mas isso também vai passar! Geralmente leva 21 dias para implementar este novo hábito na sua mente, o que significa que você vai realizar o hábito com menos esforço, mas para fundamentar o hábito só tem um caminho: execução!

Trabalhe a sua paciência

Ahhh, que linda palavra né? Na origem dela a tradução é “o que não perde o ânimo”! Eu sei, eu sei, às vezes é muito desafiador não desanimar, mas é um exercício diário também, tá? Pare, respire fundo, se permita sentir o que precisa e depois olhe de fora para a situação e traga paciência. Para além das situações, traga paciência para você e para o seu processo! Olhe para a linha do tempo da sua vida e veja quantas conquistas e quão longe você já chegou! O que te faz ser mais paciente? E se desanimar, vem pro HIT, vamos juntos!

Respire

Res-pi-re! Respirar é o movimento mais primitivo e involuntário que você tem, é isso que te mantém no estado primordial: DE VIDA! E como algo tão simples e intuitivo se tornou quase banal a ponto de você esquecer da sua importância? Muita coisa na cabeça, pra pensar, pra fazer, né? Eu sei! Mas deixa eu te contar um segredo: o ato de respirar vai te ajudar a lidar melhor com tudo isso! Oxigenar o corpo faz com que ele trabalhe melhor e impacte todos os outros corpos (leia aqui nosso conteúdo “Os 7corpos”) trazendo um bem estar holístico. Separe de 5 a 10 minutos do seu dia e se dedique a fazer os pránáyámas (técnicas respiratórias) e nutrir o seu corpo de energia vital (prana), força e equilíbrio!

Se acolha

É tão bom quando estamos precisando e alguém nos abraça, acolhe, conversa e traz um ponto de vista onde você se compreende melhor, entende que é um ser humano, né? Então porquê não fazer isso com você? Se acolher é um ato de saúde, é se permitir ser você, do seu jeito, no seu tempo, sabendo que você dá o seu melhor em tudo. E tá tudo bem não se sentir sempre bem, feliz; tá tudo bem se frustrar e ter raiva. Tudo o que você sente e vive é normal! Pratique este mantra: “Eu me acolho, compreendo que sou um ser humano, que posso sentir e experienciar tudo sem julgamentos. Eu me abraço e me conforto.”

Esteja com pessoas parecidas com você - pertença as egrégoras que possuem o que você deseja

A saúde mental também vem dos contextos e relações que temos. Pertencer a egrégias que têm os mesmos valores, resultados e frequência que você tem e deseja vai te ajudar muito a ter mais força, paciência, incentivo e acolhimento no cuidado com a sua saúde mental. Se envolva, pergunte, troque, se relacione e se enriqueça a partir de relações saudáveis.

Cuide de você

Cuidar de você é prosperar a sua saúde mental também, sabe por quê? Por que é você quem conduz a sua vida e determina a sua realidade, ninguém pode e nem vai fazer isso no seu lugar. Cuidar de você é tarefa sua! E isso é algo maravilhoso, que vai te empoderar, te ajudar a se acolher. Olhe pra sua saúde física, sua rotina, seu coração. O que você precisa fazer para se cuidar? Para se sentir melhor? Ah, e não falo isso como algo ruim ou restritivo, tá? Às vezes a gente quer ser cuidado e mimado por outras pessoas, mas não dá pra você depender de outras pessoas. Cada um tem a sua vida por um motivo hehehe! ;)

Faça exercício pelo menos 3x na semana

Esse hábito aqui você pode achar clichê, mas é o mais efetivo! Porque te coloca literalmente em movimento! E o movimento é saúde, é vida! Lembra que energia parada gera mais estagnação, distorções, crenças, medos e doenças? (Leia o conteúdo “Crenças e Emaranhados” para saber mais). Então, bora movimentar tudo o que você puder para trazer saúde mental!

Crie rituais

Os rituais são técnicas poderosas de alinhamento e equilíbrio. E não precisa ser nada místico, está no que é simples e cotidiano, basta você fazer disso um ritual. Qual é a atividade que você mais valoriza no seu dia e na sua vida? Um café com calma? Uma leitura? Usar cristais? Incensos? Praticar yôga? Caminhar? Cozinhar? Transforme isso em um ritual! Crie tempo na sua agenda cheia para os rituais que vão te nutrir e fazer você e sua mente entenderem o benefício e a necessidade desse respiro!

E a dica de ouro: Auto Responsabilidade!

Olhe para você, olhe para dentro! Só você sabe o que você precisa, onde dói, o que faz melhorar, o que te relaxa, te pilha, te frustra e te alegra. Assuma essa responsabilidade maravilhosa que é ser você, cuidar da sua saúde mental e ter a sua vida!

Se ficar difícil, vem pro HIT!

O meu maior propósito é te ajudar a viajar para dentro de você, estar ao seu lado para aceitar essa responsabilidade e descobrir quais são os seus caminhos! Com conteúdos humanizados, leves e enriquecedores, um time de profissionais certificados e responsáveis, vou te ajudar! Através das Terapias de Cura Espirituais e Naturais, Filosofias e Ciências, Alinhamento e Metodologias, Equilíbrio e Movimento e o que mais você precisar!

Bora tomar vergonha na cara e se cuidar? Hehehe! ;)

Tô com você! Com carinho, HIT



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page