top of page
  • Foto do escritorHIT

Gratidão

Equilíbrio além do “muito obrigado” - A prática que leva à evolução



Olá Hits!

Essa palavra tão poderosa que tem sido usada mais como uma expressão - principalmente dentro do universo do autoconhecimento e suas egrégoras - carrega um sentido profundo que vai muito além de apenas dizer “obrigado”.


“HIT, como assim?”


Vamos aprofundar? Em qualquer etimologia da palavra “gratidão” você vai encontrar significados como: reconhecimento, estar em graça, ser agradecido e até mesmo dívida. Mas, muitas filosofias explicam esse ato de forma mais abrangente, como por exemplo no yôga antigo temos o Pujá: retribuição ética de energia. Esta é a segunda das 8 partes que contemplam o yôga e uma das principais.


E o que isso significa? Que através da retribuição, honra e agradecimento o praticante estabelece uma troca equilibrada com seu professor.


O Pujá funciona como uma maçã que você entrega ao professor na escola, antes de ter a aula. Ou seja, você agradece antes mesmo de receber o ensinamento e isso traz uma ordem energética e equilibrada.


“Tá, mas HIT e se a aula for ruim e eu não gostar dela?”


Agradeça mesmo assim.


A prática da gratidão não é sobre reconhecer somente as coisas boas e que gostamos e sim em agradecer a tudo que experienciamos, desde aulas até relacionamentos, desafios, perdas e frustrações.


“Mas HIT, como vou ter gratidão por alguém que me fez mal ou por uma experiência?”


Eu sei que é difícil sentir gratidão quando nos sentimos prejudicados, mas a verdade é que tudo o que acontece na sua vida tem um propósito, as pessoas e situações são apenas ferramentas para que você se enxergue nelas e consiga evoluir.


A gratidão vai muito além de apenas agradecer por aquilo que temos. Ela é uma prática diária de equilíbrio energético seu com o Universo - entre dar e receber. Agradeça quando você receber, mas também pela oportunidade de dar, servir e compartilhar.

Lembra do balanceamento de equações químicas do colegial?


“Eu não, HIT! Quem lembra disso aí?”


Hahahaha, fui longe eu! ;)


Mas basicamente o balanceamento era deixar os dois lados da equação iguais para trazer o equilíbrio. E a gratidão tem esse propósito também -quando você agradece por dar e por receber, cria um fluxo equilibrado de energia! E como tudo na vida, é preciso praticar esse movimento até que se torne um hábito e continuar praticando depois disso!


“E como funciona a gratidão na prática HIT?”

Não existe uma maneira certa de praticar a gratidão.

Existe aquilo que funciona pra você e o que o seu coração pede. Você pode usar listas, diários, mentalizações, cartas e cadernos de gratidão, pode criar um ritual diário, fazer uma oração, desenvolver suas técnicas ou simplesmente silenciar e respirar. Sabe quando você finalmente consegue silenciar a sua mente e o seu ser por completo, respira fundo, sente o coração bater e dá um sorriso? Isso é gratidão!

Ou quando você sai na rua, vê o sol e sente um bem estar? Isso também é gratidão!

Quando você depois de muito tempo conclui que algo de ruim no fim das contas foi bom, afinal te trouxe até o momento presente? Gratidão!

E quando você sai de uma sessão de terapia holística ou lê os conteúdos do HIT? Gra-ti-dão! ;)

Essa prática te liberta! Te abre para a abundância que já existe em você e te torna totalmente consciente de quem você é, da sua jornada e seu propósito. O estado de gratidão é colocar o autoconhecimento em prática e permitir que a vida flua em equilíbrio através de você e em você! E para alcançá-la existem vários caminhos, mas apenas uma decisão de começar! ;)


O Universo HIT tem vários conteúdos e profissionais que vão te ajudar através desta e de outras práticas a trilhar a sua jornada de autoconhecimento. Todos os profissionais cadastrados aqui no aplicativo são validados pela nossa equipe, certificados e conscientes!


Conecte-se com a gente e vamos trocar maçãs! :)

Já agradeceu por ser você hoje?


Com carinho e muita gratidão,

HIT!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page