top of page
  • Foto do escritorHIT

Home Office Saudável

Transforme essa nova modalidade de trabalho em um aliado da saúde mental



Olá Hits!

Como você está se sentindo? Espero que esteja bem!

Hoje vamos falar sobre a saúde no Home office. Essa modalidade de trabalho que antes era algo inimaginável para muitos empresários e empreendedores, hoje é a única forma que possibilitou que muitas pessoas continuassem trabalhando mesmo diante da pandemia, e ainda bem! Foi e continua sendo um desafio para muitas pessoas se adaptarem a esse formato de trabalho, não só pela diferença na dinâmica de trabalho, mas pelo isolamento social, convívio mais frequente com a família, uma jornada dupla com o trabalho da casa e a incerteza de muitas coisas que trazem uma enorme ansiedade.

A pandemia ainda não acabou e o home office também não. Então quero trazer nesse papo algumas reflexões e dicas para tornar esse momento mais leve e saudável para você de forma holística e consciente. Bora?


A primeira coisa que preciso que você entenda é: o Home office continua sendo trabalho, ou seja, o que muda é o local de trabalho e a não interação presencial com os colegas. Todo o resto, deve ser igual: as funções, as entregas, as datas e os horários. Então, fazer home office não significa trabalhar mais horas e nem fora do horário combinado e nem trabalhar menos ou ficar vendo Netflix no horário de trabalho hehehe. Continue dando o seu melhor, tá bom? :) Vou deixar algumas dicas que podem te ajudar a se organizar na rotina e incluir algumas práticas de saúde mental:


Crie uma rotina de trabalho

Parece óbvio, mas não é! Criar uma rotina não só de trabalho mas das demandas do dia te ajuda a enxergar de forma macro tudo o que precisa ser feito, basta montar sua rotina, se planejar e seguir os passos - lembrando sempre de flexibilizar quando algo não sair como o esperado. Assim, fica mais fácil de se organizar, gerenciar o seu tempo e não misturar trabalho com outras coisas.


Disciplina

A disciplina é um hábito que você constrói! Diariamente busque praticar a disciplina para que o seu Home office seja mais efetivo e saudável: comece trazendo a disciplina para sua rotina, seguindo o que você se propôs e planejou para fazer. Se o horário de trabalho que você tem é das 9 às 18h, respeite isso. Deixe as suas coisas pessoais, de lazer e de casa para fazer fora desse horário. E não tô dizendo pra você trazer isso como rigidez, mas sim com organização, tá? A disciplina possibilita liberdade tanto no trabalho como na sua vida e ajuda a diminuir a sobrecarga que você pode sentir. Sempre tem exceções, mas quanto mais respeitar a rotina e repetir seus hábitos, mais saúde mental você vai ter.

Faça pausas estratégicas

Coloque no seu planejamento diário algumas pausas estratégicas ao longo do dia e de acordo com as tarefas. Por exemplo, se você vai fazer alguma coisa que demanda muito foco e concentração, insira uma pausa depois dessa demanda para aliviar a cabeça um pouco e dar continuidade no resto.


Faça meditação, alongamentos e respiração

Inclua nas pausas estratégicas, meditações rápidas, alongamentos a cada 3h e respirações conscientes. São práticas bem simples mas muito efetivas que ajudam o corpo a descansar, assimilar e integrar dando vazão à carga mental.


Crie o seu ambiente de trabalho

O quanto for possível, deixe o seu cantinho de trabalho organizado, limpo e direcionado para as suas atividades. Para trazer mais equilíbrio e consciência você pode incluir os cristais, post-its com afirmações, plantas, incensos e elementos que trarão conforto, conexão e foco para você.


Coloque roupa de trabalho

Algo que com certeza o Home office trouxe para todo mundo foi a flexibilização do estilo ;) hehehe. E que ótimo! É legal poder usar roupas que queremos, com mais conforto e sem exigências, mas não é por isso que você precisa passar o dia todo de pijama. Colocar uma roupa de trabalho faz com que o seu cérebro entenda que o momento é de trabalho e isso traz mais foco e disciplina para a sua produtividade. O pijamão e a roupa de academia deixa pra usar antes ou depois desse período, combinado?


Beba água

Sempre que possível, que se lembrar, dentro e fora do Home office: beba água! Não é só um clichê, a água além de hidratar o corpo é um potente condutor que ajuda muito a colocar a sua energia em movimento e trazer fluidez para tudo: seu corpo, mente, energia, pensamentos, idéias e soluções.


Consuma de forma consciente

Os conteúdos, os alimentos, as músicas. Conecte-se com o que te faz bem e aumenta o seu desempenho e produtividade no trabalho, aquilo que te deixa no momento presente e traz foco! Deixe o Netflix, o feed do Instagram, as notícias para outro momento. O cafezinho vai bem, mas não exagera, tá? ;)


E a nossa dica de ouro: conecte-se com o Universo HIT! Nossos conteúdos trazem mais consciência, saúde holística e bom humor. E caso sentir, conecte-se com os profissionais cadastrados que vão te ajudar através das terapias, filosofias e novas práticas para agregar ao seu Home office.

Trabalhar é um ato de prazer, é o momento em que estamos manifestando nossos propósitos, então faça dessa experiência vivida em casa, a melhor possível!

E se tiver insights e dicas, manda pra gente! ;)



Bora trabalhar com consciência!

Com carinho,

HIT


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page