top of page
  • Foto do escritorHIT

Psicanálise

A cura pelo amor - saia do modo automático e comece a viver!

Olá Hits!


Hoje vamos conversar sobre psicanálise! :)

Um método de terapia que investiga as suas características psicológicas e da sua personalidade por meio da interpretação das ações, palavras e pensamentos do seu inconsciente, desvendando uma parte sua desconhecida e que pode te ajudar a conquistar mais saúde mental. Sabe quando você diz “a partir de amanhã não vou mais dormir tarde” e acaba repetindo esse comportamento sem perceber? Ou quando você entra em conflito com você mesmo ou com alguém mas não sabe direito o por quê?


“Ai, sei! Mas HIT, o que isso tem a ver com Psicanálise?”


Quando temos esses comportamentos sem perceber estamos “em modo automático” e o inconsciente é responsável por isso. A Psicanálise trabalha profundamente nesta parte da mente para te tirar desse modo, buscar as causas desses comportamentos e conflitos gerados por eles.


A Psicanálise é uma Psicoterapia com origem na medicina. Criada pelo médico Sigmund Freud, o método trata de questões comportamentais e emocionais, e está conectado aos desequilíbrios da mente como depressão, ansiedade, dificuldade nos relacionamentos e também atua como um potencializador de autoconhecimento.


“HIT, como eu sei que minha mente está em desequilíbrio?”


Vou te explicar, bora mergulhar na sua mente:

Segundo o modelo estrutural de Freud, a sua psique se divide em: Consciente, Subconsciente e Inconsciente. E em três elementos de personalidade: Ego, Superego e Id. Como se fossem três pessoas diferentes dentro de você. O desequilíbrio acontece quando uma dessas três partes se sobrepõe a outra ou não exerce sua função.

Lembra que nos desenhos animados, em momentos de decisão sempre aparecia o anjinho e o diabinho falando com o personagem?


“Lembro, HIT mas o que isso tem a ver com Psicanálise?"


Então, os três elementos da sua personalidade funcionam da mesma forma:


Anjinho (superego):querendo fazer o que “é certo” de acordo com a sociedade e valores - é hipermoral.

Diabinho (id): querendo fazer algo impulsivo e instintivo agora - é amoral.

Você (ego): tentando trazer equilíbrio para se comportar de forma realista - é moral.


A sua mente está estruturada assim:


Consciente: é o que você sabe sobre você e onde está o seu ego. Aqui ficam as percepções, análises, objetivos, pensamentos, sensações e reflexões. O ego tem como objetivo filtrar e intermediar as exigências do seu superego e os impulsos do id, te ajudando a ter um comportamento mais de boas e realista de acordo com a sociedade.


Subconsciente: é o que você aprendeu com os seus pais e com a sociedade, valores, crenças pessoais e culturais, medos, hábitos, autocrítica, julgamentos, imaginação, fantasias, memórias e conhecimentos adquiridos. É onde o superego está - atua como um juiz que determina o comportamento de acordo com esses aspectos do seu subconsciente mas quando fica muito rígido, pode anular as escolhas do ego e causar um conflito psíquico.


Inconsciente: é o que você não sabe sobre você e onde está o seu id. As suas, compulsões, traumas, segredos, culpas, fugas, agressividade, desejos, violências, desejos irracionais, experiências vergonhosas, necessidades egoístas. O id está presente desde que você nasce, responsável pelos instintos básicos, atua no princípio de prazer e guarda os desejos inconscientes que muitas vezes não são lógicos - o ego é quem permite ou não o que o id pode fazer.


Mas e na prática HIT, como vou saber que estou agindo no inconsciente?”


Vou usar você de exemplo quando acessa a nossa plataforma:


Id: “eu quero ler mais conteúdos do HIT”.

Superego: “mas você acabou de ler vários, precisa mesmo ler mais?”.

Ego: “será que é melhor eu esperar e ler os outros mais tarde?”.


Entendeu? Hehehe! ;)

A Psicanálise te ajuda a entender o que está no seu inconsciente para que se torne consciente e dessa forma essas três partes suas vão estar em equilíbrio, proporcionando um comportamento mais leve e emoções balanceadas.


“E como funciona a Psicanálise na prática HIT?”


Feita em diversas sessões, o Psicanalista faz um acompanhamento para interpretar suas atitudes e pensamentos te ajudando a compreender processos, sentimentos e experiências reprimidos, que podem estar causando angústia, ansiedade e depressão. Para isso, muitas vezes ele vai estimular você a dizer tudo o que passa na sua mente, desde sonhos e desejos até experiências vividas ao longo da sua vida. E também vai propor questionamentos a partir do seu discurso, investigando mecanismos involuntários da sua mente.

“HIT, é como uma sessão de terapia com Psicólogos?”


A terapia feita por Psicólogos abrange uma série de questões pontuais que você esteja vivendo e diferentes modalidades para fazer o tratamento. Na psicanálise é feito um estudo profundo apenas do seu inconsciente. Essa técnica não precisa ser necessariamente aplicada por psicólogos ou médicos, pode ser feita por qualquer pessoa que tenha a formação teórica, prática e clínica de psicanálise. Mas outros profissionais da saúde também podem usá-la. (Importante: nenhum Psicanalista é apto a prescrever medicamentos em seu tratamento).


O objetivo da Psicanálise é te ajudar a encontrar o seu equilíbrio interior, entender seu funcionamento, melhorar seus comportamentos, estruturas emocionais e te proporcionar uma incrível aventura para dentro do seu inconsciente!

O Universo HIT tem vários conteúdos e profissionais que vão te ajudar através desta e de outras terapias. Nosso maior diferencial é a responsabilidade humana, por isso todos os profissionais cadastrados aqui no aplicativo são validados pela nossa equipe, certificados e conscientes! ;)

Conecte-se com o profissional que vai ser seu parceiro de aventuras e desvende a sua mente!

Bora sair do modo automático e começar a viver?

Com carinho,

HIT!


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page