top of page
  • Foto do escritorHIT

Saúde Mental

Autocuidado é investimento - Não espere ser parte das estatísticas para cuidar de você!



Olá Hits!


Como anda a sua saúde mental? Se você respondeu “Está ótima HIT, não tenho nenhuma doença", que bom, fico muito feliz por você! Mas a saúde mental vai muito além de não ter nenhuma doença.


“Ué, como assim HIT?”


A saúde mental é a qualidade de vida que você tem! E ter saúde mental não significa apenas não ter uma doença, é não se permitir ficar passivo da sua própria vida!


VOCÊ SABIA QUE:


264 milhões de pessoas no mundo têm transtorno de ansiedade? O Brasil tem mais de 9% da população com algum transtorno de ansiedade, quase três vezes mais que a média mundial, sendo o país que mais sofre com isso no mundo todo e atingindo mais de 18 milhões de pessoas.

Fonte: OMS


5% da população do mundo (cerca de 330 milhões de pessoas) tem depressão e o Brasil tem destaque nesse contexto, impactando 12 milhões de pessoas.

Fonte: OMS Neste segundo ano de pandemia, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).


Em março deste ano, 41% dos brasileiros já apresentavam sintomas de ansiedade, insônia ou depressão por causa da pandemia.

Fonte: G1/ pesquisa do Ipsos/ entrevista BBC News Brasil


Em maio, junho e julho do ano passado, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa e 68% teve transtornos depressivos na pandemia, enquanto em outros países essa média foi de 30% apenas!


E 65% dos brasileiros também teve sentimento de raiva; 63% sintomas somáticos (podendo ser sensação de dor, mal-estar gástrico ou qualquer coisa orgânica resultante de um quadro de ansiedade); 50% tiveram alteração do sono


Fonte: pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/pesquisa-revela-aumento-da-ansiedade-entre-brasileiros-na-pandemia

Alarmante, né?

Infelizmente desequilíbrios de saúde mental atingem pessoas no mundo inteiro desde antes do isolamento e a pandemia trouxe incertezas e dificuldades que agravaram bastante as condições e casos. São muitos números, mas a saúde mental é atingida de diferentes maneiras para cada pessoa- por isso ela precisa ser holística. “Mas HIT, para ter saúde mental tem que fazer terapia holística então?”


Não necessariamente. As terapias ajudam muito, mas a saúde mental acontece quando você entende que é um ser holístico e sua vida também é holística (leia aqui o conteúdo “Universo Holístico”). Ou seja, unir e acolher tudo para ativar o que funciona melhor pra você! E a sua mente está totalmente conectada com o seu corpo e sua alma, esses pilares se equilibram, interagem e se impactam, então a saúde da mente depende de diversos fatores que são diferentes e únicos para cada pessoa.(leia o conteúdo “Os 7 corpos”)


“HIT e como eu sei se a minha mente está saudável?”


A mente saudável traz a consciência e sabedoria de lidar com você mesmo e com tudo o que acontece na sua vida: as cobranças, exigências, desafios e também as alegrias, a calma, as celebrações. Você compreende a sua realidade com leveza e equilíbrio: as coisas não são difíceis, nem fáceis, elas são o que são. Tá tudo bem ter um desequilíbrio na saúde mental -como eu disse, a vida é movimento- mas o importante é buscar ferramentas para transformar a realidade e aprender com as experiências!


“E como eu cuido melhor da minha mente, HIT?”


Olhe para dentro, cuide de você, se acolha e se permita!

Ter a mente saudável te possibilita lidar melhor com tudo, diferente do que muitas pessoas pensam, ter a saúde mental não significa ser feliz todos os dias! Significa aprender a conviver com todos os dias, não importa o que aconteça, se auto observar e buscar passar por cada experiência da melhor forma que for possível. Esqueça os rótulos, métodos e regras, busque o seu caminho para equilibrar a sua mente de forma holística!


Saúde mental é ter a disciplina de se cuidar, a confiança de que você está fazendo o seu melhor, a compaixão de se acolher e a calma de ser!


O Universo HIT tem como propósito te ajudar a mergulhar dentro de você e descobrir o caminho da sua saúde mental! Com vários conteúdos humanizados e profissionais certificados, vamos te ajudar através das terapias de cura espirituais e naturais, filosofias e ciências, alinhamento e metodologias, equilíbrio e movimento.


Não espere entrar para as estatísticas, vêm se equilibrar com a gente :)


Com carinho,

HIT


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page