top of page
  • Foto do escritorHIT

O que é Holístico?

A unidade que transforma a humanidade - reconexão com a sua natureza e expansão!

Olá Hits!

Aposto que você leu o título e pensou: “Holístico é aquela coisa mística que virou moda” né? Hehehe! ;)

A palavra holístico vem de holismo: termo grego holos que significa "todo, inteiro ou conjunto”. Esse conceito não nasceu agora e não é um modismo, criado em 1926 pelo soldado intelectual africano Jan Smuts e tem como propósito te fazer compreender quem você é e como você pode evoluir e ajudar a humanidade!

“HIT, oi? Me explica melhor...”

Você já brincou de quebra cabeça?

“Mas HIT, o que isso tem a ver com holismo?”

Respira fundo e vem comigo que você vai entender tudo:

O quebra-cabeça é um jogo onde você une várias partes diferentes, tentando encaixá-las para formar uma grande figura. Ou seja, todas as peças são importantes para formar o todo.

O holismo ou conceito holístico funciona da mesma forma.

“Eita, HIT! Não to entendendo nada!”

Respira mais um pouco e continua comigo que vai fazer sentido, prometo hehehe.

Imagine que você é o quebra-cabeça e cada uma das peças são partes suas: suas células, tecidos, órgãos, sistemas. Se você tirar uma ou duas peças, a imagem do quebra-cabeça não se forma ou se você encaixar algumas peças que não combinam, a figura vai ficar estranha. Assim como se você tirar alguns órgãos, o seu corpo vai parar de funcionar ou vai funcionar, mas não a 100% da capacidade e ordem.

Assim como não existe um quebra cabeça se faltarem algumas peças ou se elas não se encaixarem direito, também não existe você se faltar alguma parte sua. O corpo humano é holístico, uma vez que é composto de diversas partes e sistemas que são interdependentes e se relacionam para que você continue vivo!

O holismo é esse todo: A existência das partes, onde a soma delas forma um conjunto e relação, com influência recíproca entre elas.

“ Tá HIT, a gente junta tudo, tudo se conversa mas e na prática?”

A visão holística tem como propósito, unir, acolher e incluir todas as formas para interagir no todo através das partes em todos os pilares de vida.

Vou usar você de exemplo, vamos lá:

Você: É o todo.

Parte 1: Corpo físico.

Parte 2: Corpo emocional.

Parte 3: Corpo mental.

Parte 4: Corpo espiritual.

Holismo = Você + parte 1 + parte 2 + parte 3 + parte 4 se inter-relacionando e se influenciando.

Vamos supor que você tenha dor de garganta e para tratar você vai ao médico que vai olhar para a parte 1. Mas você também pode ir a um terapeuta que olhe a Parte 4, ou a um psicólogo que vá olhar a Parte 3. Cada uma das partes influencia, então você pode “ativar” uma através da outra para trazer um equilíbrio holístico!

“Agora entendi, HIT! Então o conceito holístico funciona só no nosso corpo?”

Na verdade, o conceito holístico é abrangente e pode ser utilizado em diversas áreas da sua vida:

Na saúde: Integra a medicina tradicional com terapias de cura, homeopatia, meditação, incluindo diversas ferramentas, estudos, ciências e filosofias para um olhar profundo e completo sobre você, sua saúde física, mental, emocional, espiritual.

Na educação: Traz como proposta ajudar a aprender o propósito de por que você precisa aprender e como isso se conecta com a sua vida. Envolvendo todos os sentidos, aspectos, sua personalidade e história de vida potencializando o autoconhecimento e a capacidade de evoluir nas conquistas e nos desafios.

Na empresa: Olha para todas as áreas com a mesma importância para atuarem juntas da melhor forma, trazendo a união e harmonia dos pilares, valores e pessoas para conquistar o sucesso.

O principal propósito do conceito holístico é unir para coexistir em harmonia! Tirando a ilusão de dualidade que te fizeram acreditar, você se compreende como parte do todo, e vice-versa, se reconectando assim com quem você realmente é!

Muitos movimentos tem em comum essa mesma forma de enxergar o mundo: o movimento feminista, antirracista, o ambientalista, o movimento LGBTQ+, movimentos de união de comunidades e periferias entre muitos outros. E não é coincidência que muitos destes movimentos estejam implodindo e explodindo neste exato momento em que o mundo está - de reconexão com quem somos e com o todo!

O holismo ou conceito holístico é uma ferramenta para transformar a humanidade de forma acolhedora, sustentável, ecológica, criativa, empreendedora e expansiva! É evoluir por meio da formação de todos!

O Universo HIT é baseado no conceito holístico, trazendo diversos profissionais e conteúdos que vão te ajudar através dos pilares: Terapias de cura Espirituais e Naturais, Filosofias e Ciências, Equilíbrio e Movimento. Todos os profissionais são certificados, validados pela nossa equipe e holísticos, claro hehehe!

Conecte-se com pessoas e conteúdos que mais se encaixem no seu universo! ;)

Bora construir este quebra cabeça e mudar o mundo de dentro pra fora?


Com carinho,

HIT!


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page